Em um processo industrial, as válvulas são utilizadas para controlar o fluxo e a pressão em tubulações que transportam líquidos, gases, vapores, etc. Para este fim, vamos abordar aqui a utilização dos modelos de válvulas globo convencionais e também as válvulas globo de pistão.
Válvula Globo Convencional
Muito utilizada nos processos industriais para o controle de fluxo de fluidos e regulagem de pressão, esse tipo de válvula é caracterizado pelo seu corpo em formato de globo.
As válvulas Globo convencionais utilizam gaxetas como elementos de vedação. Esse tipo de material oferece confiabilidade e é recomendado para uma ampla gama de aplicações industriais.
Porém, a utilização de gaxetas em válvulas globo desenvolvem vazamentos recorrentes e a substituição deste material é necessária. Essa troca de gaxeta é dificultada pelo acesso à mesma e também pela necessidade de despressurização de toda a linha, uma vez que essa manutenção deve ser feita sem nenhuma pressão na válvula.
Esse tipo de válvula também utiliza junta de vedação entre o corpo e o castelo. Esse tipo de vedação pode apresentar vazamento e, por vezes, resulta na erosão das superfícies de vedação, sendo necessária a substituição das peças danificadas.
Tendo em vista que as válvulas globo também utilizam vedação interna do tipo metálica, é possível que sejam apresentados vazamentos, pois, considerando que esse tipo de vedação se enquadra na classe IV, o gotejamento é permitido. Além disso, ponderando que esse tipo de vedação não tem o contato perfeito, pode acontecer o acúmulo de sujeira na superfície de vedação e ainda ocorrer erosão destas superfícies.
É importante destacar que, qualquer perda de vapor deve ser analisada e corrigida, pois significa desperdício de tempo, de operação e também de dinheiro.
Perda de vapor através de vazamento para a atmosfera (kg por hora)
SOURCE: UTILITY LEAK PREVENTION
*OS JATOS DE VAPOR SÃO MEDIDOS SOMENTE EM COMPRIMENTO
Considerando o quadro acima, que relaciona o tamanho do jato de vazamento com a vazão máxima de vapor, se tomarmos como exemplo uma pressão de linha de 9,3 bar e um jato de vazamento de vapor de 90 cm, a perda de vapor será de 26,8 kg/h aproximadamente.
Considerando ainda o tempo de operação: 24h/dia; 30 dias / mês, o total de vapor perdido por mês será 19,3 toneladas.
Assumindo um custo de R$ 60,00 por tonelada, o total perdido será R$ 1.157,76 por mês.
O ponto de alerta no caso da válvula globo convencional é que, todos esses reveses apresentados resultam em um alto custo em manutenção, desperdício de insumos e paradas indesejadas de produção, prejudicando consideravelmente a relação custo-benefício da utilização destas válvulas.
Válvulas Globo de Pistão
As válvulas Globo de Pistão por sua vez apresentam custo-benefício que viabilizam o investimento.
O sistema de vedação das válvulas de pistão se dá por meio de anéis de grafite que ficam em contato com o pistão. Esse tipo de vedação, classe VI, garante a estanqueidade tanto para a linha quanto para a atmosfera.
O exclusivo sistema de vedação das válvulas de pistão KLINGER assegura Classe VI de vedação segundo as Normas ANSI/FCI70-21, referentes à passagem do fluido para a linha.
A eficiência desses anéis de grafite se dá pela inserção de lâminas de inox expandido e pelas propriedades físicas especiais do grafite que permitem seu uso em temperaturas de -40ºC a 400ºC, sendo adequado para choques térmicos e mudança de vapor / condensado.
Essa vedação tem como base o contato entre o pistão (plug) e a superfície interna dos anéis, sendo que o contato com o anel inferior (sede) faz o bloqueio do fluxo para a tubulação e o contato com o anel superior faz a vedação para a atmosfera. Justamente esse contato do pistão com o anel superior substitui as gaxetas e as juntas de vedação do castelo, que são usadas nas válvulas convencionais.
As válvulas de pistão possuem manutenção de baixo custo, pois normalmente, é necessário substituir somente os anéis de vedação, itens que tem um custo de aproximadamente 5% do custo da válvula. A manutenção também é mais fácil, uma vez que a válvula pode ser reparada mantendo-se o corpo instalado na tubulação.
Considerando as características apresentadas das válvulas de pistão, pode-se dizer que este tipo de válvula oferece maior confiabilidade contra acidentes causados por vazamentos.
Manter imagem
Além disso, a economia de energia e outros insumos inerentes ao processo resultam em um custo-benefício irrefutável.
Além de sistemas de vapor e coleta de condensado, a válvula de pistão KLINGER tem eficácia comprovada em aplicações como fluidos térmicos até 350°C, fluidos químicos (versão em aço inoxidável) e gases.
Esse tipo de válvula, também está disponível com a parte interna especial para regulagem fina. Contudo, essa característica é exclusiva da válvula de pistão KLINGER.
Saiba mais sobre os componentes da válvula
As válvulas globo de pistão utilizam materiais aplicados na vedação, para garantir a fruição das substâncias, mas com a total segurança da vedação industrial para que os fluidos não sejam perdidos.
Aqui no nosso site, você conhece os diferentes tipos, locais de aplicação e também informações sobre este e outros componentes utilizados na indústria para vedação, monitoramento e controle de fluidos.
E no Linkedin da KLINGER Brazil, é possível acompanhar novidades do segmento, mais informações sobre produtos, dicas de que tipo de material utilizar e outros conteúdos sobre controle, monitoramento e vedação de fluidos.