Sandra Silva - gestora de qualidade na KLINGER Brazil na empresa.

Conciliar maternidade e carreira está entre os maiores desafios enfrentados pelas mulheres, não apenas pelas múltiplas responsabilidades que esses papéis exigem, mas também pela pressão social constante para que desempenhem ambos com excelência. 

Essa jornada exige equilíbrio, resiliência e apoio, tanto no ambiente familiar quanto no profissional. Na KLINGER Brazil, temos orgulho de valorizar histórias como a da Sandra, colaboradora que representa com excelência esse desafio e essa conquista.

A seguir, contamos como Sandra trilhou esse caminho com dedicação e encontrou na KLINGER Brazil o espaço ideal para equilibrar maternidade e carreira.

A trajetória de Sandra: entre conquistas profissionais e os desafios da maternidade e carreira

Para Sandra Silva, gestora de qualidade na KLINGER Brazil, conciliar maternidade e carreira nunca foi simples, mas ela sempre foi movida pelo amor, pela força e pela vontade de fazer o melhor em todos os âmbitos de sua vida.

Sua trajetória profissional na KLINGER Brazil começou em 2009, quando assumiu uma posição como analista de qualidade. Nesta época, Sandra, que já tinha uma filha de 11 anos, tinha experiência na área operacional, e encontrou na área da qualidade seu propósito: cuidar de processos, de pessoas e garantir que tudo funcione da melhor forma possível.

Mesmo enfrentando diversos desafios na vida pessoal, ela nunca desistiu de crescer na profissão. Estudou, se especializou e assumiu mais responsabilidades — sempre com foco, disciplina e entrega.

A maternidade sempre foi parte central da vida de Sandra. Quando sua primeira filha nasceu, ela renunciou ao trabalho por alguns anos para se dedicar à filha. Depois, voltou ao mercado, mesmo precisando deixá-la aos cuidados de terceiros.

Anos depois, já na KLINGER, Sandra engravidou de seu segundo filho e reviveu o medo de não ser compreendida. Mas ao compartilhar a notícia da gravidez com seus gestores, foi surpreendida com acolhimento e comemorações. Com isso, Sandra pôde viver a maternidade com mais leveza, sabendo que era respeitada não só como profissional, mas também como mulher e mãe. 

Na época do nascimento do seu segundo filho, em 2014, Sandra foi a primeira colaboradora da KLINGER Brazil a ser beneficiada com a licença-maternidade estendida. 

“Ser a precursora desse benefício e saber que depois outras mulheres puderam se beneficiar também, é motivo de orgulho para mim. Penso que, de alguma forma, contribuí para um ambiente mais justo e acolhedor para as mães que vieram depois.”, afirma Sandra.

Sandra Silva - gestora de qualidade na KLINGER Brazil

O equilíbrio possível

Entre relatórios, auditorias e boletins escolares, Sandra aprendeu a se dividir sem se perder. A organização que aplica em processos na empresa tem relação com a organização que usa para gerenciar a rotina em casa. E a empatia desenvolvida como mãe se reflete diretamente na forma como conduz sua equipe.

“Ser mãe me tornou mais humana, mais sensível, mais firme quando precisa, mas também mais flexível e compreensiva com os erros e acertos de quem trabalha comigo.”, destaca.

Por mais exigente que fosse o dia, havia sempre uma recompensa que dava sentido a tudo: o momento em que ela chegava em casa, abria o portão e ouvia, do outro lado, a voz do filho gritando com alegria: “A mamãe chegou!”. “Era uma alegria tão genuína, tão verdadeira… que eu parava por um instante, fechava os olhos e sentia que todo o esforço valia a pena.”, relembra.

Sandra Silva - gestora de qualidade na KLINGER Brazil e sua família.

Maternidade e carreira: duas faces da mesma mulher

Hoje, Sandra é uma profissional reconhecida. É referência técnica, tem visão estratégica e conduz uma área essencial da KLINGER Brazil. Ao mesmo tempo, é mãe presente. Mesmo quando a culpa aparece, como costuma acontecer com tantas mães, ela respira fundo, se reorganiza e segue em frente.

 

Sandra Silva - gestora de qualidade na KLINGER Brazil na empresa.

Para Sandra, conciliar maternidade e carreira nunca foi apenas uma questão de sobrevivência, mas de propósito: “Trabalho não só para oferecer um futuro melhor aos meus filhos, mas também porque estudei, me preparei e amo o que faço”. Seu compromisso com a qualidade é reflexo de um desejo genuíno de fazer bem-feito por ela, por sua equipe, por sua família.

Às mães que têm filhos pequenos ou ainda àquelas que pensam em ter filhos ponderando a decisão pela carreira, Sandra aconselha: “Não desista dos seus sonhos! Ser mãe e ser profissional não são caminhos opostos. São jornadas que se cruzam. Continue, sim, para proporcionar um futuro melhor aos seus filhos — mas continue, também, por você.”

Na KLINGER Brazil, valorizamos histórias que refletem nossos valores. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossos anos de história.