Header para blogpost sobre materiais de vedação

Devido à proibição gradativa do uso do amianto nos elementos de vedação, surgiram várias alternativas para sua substituição e isso gerou a necessidade de um conhecimento mais profundo dos diferentes tipos de materiais de vedação que passaram a ser utilizados.

Enquanto o amianto era extremamente flexível e adaptável, os novos materiais de vedação, mais específicos, não toleram equívocos de dimensionamento e instalação. Por outro lado, estes novos materiais – como o laminado de grafite e o PTFE modificado – têm garantido ganhos de qualidade na vedação e reduzido as emissões de poluentes ao meio ambiente.

Para tanto, a KLINGER oferece a mais completa gama de papelões hidráulicos. As lâminas de vedação Linha KLINGERSIL® não apresentam amianto e são compostas por materiais com fibras sintéticas e naturais e atendem às aplicações gerais da indústria.

Os produtos KLINGERGRAPHIT® apresentam vedação de grafite, com elevado grau de pureza e oferecem alta resistência e segurança para aplicações sujeitas a altas pressões e temperaturas, sem contar com nenhum grama de amianto

Já as vedações à base de PTFE modificado (KLINGER TOP-CHEM®) e PTFE expandido (Gore), oferecem alta resistência a produtos químicos e são ideais para sistemas expostos a ácidos, corrosivos ou contaminantes. Eles também não apresentam amianto na composição.

O segredo da estanqueidade em materiais de vedação

Toda boa vedação deve apresentar uma relação adequada entre os diferentes elementos que a compõem (fibras, produtos químicos, borrachas e adicionais), de modo que seja confiável em cada tipo de aplicação.

Assim, para que a junta opere com eficiência, é fundamental aplicar o torque adequado durante sua instalação. Deste modo, o sistema terá boa estanqueidade mantendo, porém, a flexibilidade necessária.

Da mesma forma, é preciso observar ainda a pressão e a temperatura de trabalho do processo, além de analisar os materiais de vedação disponíveis e escolher o tipo correto.

Evite os erros de instalação

Para obter maior eficiência e vida útil nas juntas, procure evitar os seguintes erros comuns:

→ Seguir padrões estabelecidos para materiais com amianto na seleção de materiais de vedação sem amianto. Isto faz com que se usem juntas com espessuras maiores que o necessário;

→ Aplicar valores de torque incorretos – A pressão superficial correta aplicada à junta é fundamental para que a vedação atue com eficiência. Além disso, os parafusos devem ser apertados em cruz com etapas de 30%, 60% e 100% do valor do torque nominal.

→ Parafusos inadequados – Todos os parafusos devem ser iguais, segundo a norma do flange utilizado.

KLINGER Expert: software auxilia na seleção de materiais adequados para cada vedação

Uma vez que o amianto está proibido e as indústrias procuram novos materiais de vedação para substituí-lo, a KLINGER oferece a seus usuários o programa KLINGER Expert, que permite selecionar de forma fácil e prática os materiais a serem usados nas vedações aplicadas em válvulas e outros vasos de pressão.

O software calcula e indica o dimensionamento ideal considerando todos os pontos que influenciam no desempenho da vedação. Com ele é possível identificar o tipo de flange que influenciam no desempenho da vedação, a classe dos parafusos, valores de torque recomendados, etc.

O programa mostra, inclusive, com gráficos, qual o material e a pressão superficial mais adequados para melhor performance e durabilidade da junta de vedação.

Para fazer o download é bem simples: basta acionar o banner abaixo:

CTA para blogpost sobre materiais de vedação