Válvulas de pistão KLINGER KVN em Lito Gonella: ✔ Fluido: dióxido de carbono líquido e gasoso ✔ Temperatura: -30 °C / -22 °F ✔ Pressão: 27 BarG (sobrepressão)
Há muitos anos a KLINGER é líder em controle de fluidos para o mercado sul-americano. Essa é uma história que começou no início da década de 1970, quando a KLINGER inaugurou a produção própria de folhas para juntas de vedação.
Esse sucesso no início fez com que a empresa crescesse e se expandisse nas décadas seguintes. Consequentemente, a oferta desses produtos aumentou e passou a incluir também materiais para juntas, visores de nível e válvulas de pistão.
A fabricação própria foi uma grande chave para a satisfação do cliente naquela época, visto que a produção local garantiu prazos de entrega menores, além de um contato mais próximo com os consumidores finais.
VÁLVULAS COM SOLUÇÕES SOB MEDIDA
Lito Gonella, um antigo cliente, precisou de materiais para executar um projeto de planta de purificação e liquefação de CO₂ em Salta. Seus diversos anos de experiência na indústria os levaram a entrar em contato com a KLINGER Argentina para obter assistência com válvulas de pistão que seriam usadas para uma instalação em tubos isolados com espuma de poliuretano.
O gerente de vendas Cristian González entrou em ação e discutiu as necessidades do projeto com os especialistas da equipe por e-mail e videochamadas. À medida que a conversa evoluiu, a necessidade do projeto ficou muito clara: seria necessário um alto nível de vedação nas válvulas e uma grande confiabilidade. A saída então foi elaborar uma solução personalizada.
“Eles exigiram algumas peças especiais na válvula e então
rapidamente percebi que teríamos que personalizá-las.”
Cristian Gonzáles, gerente de vendas da KLINGER Argentina
As válvulas são equipadas com vedação em PTFE e também conta com parafusos, porcas, lanterna e arruelas em aço inoxidável.
COLABORAÇÃO ESTREITA PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DO CLIENTE
Com um plano preliminar em vigor, Cristian procurou Luciano Bussi, gerente de vendas da KLINGER Brazil que, além disso, também era seu amigo e colega de profissão de longa data.
Ao longo dos anos no Grupo KLINGER, eles já trabalharam em uma variedade de projetos de juntas e válvulas, desde soluções padrões até soluções personalizadas. “Somos praticamente irmãos!”, brinca Luciano.
Cristian e Luciano são dois dos principais líderes da presença sul-americana da KLINGER, e já estão acostumados a contar um com o outro para realizar brainstormings e a traçar soluções de problemas, a fim de atender às necessidades urgentes dos clientes com soluções locais.
Depois da pandemia, suas colaborações se tornaram ainda mais frequentes e valiosas. Isso porque os clientes da região enfrentam dificuldades com fornecedores muito distantes e acabam ficando com o estoque abaixo do necessário, além de enfrentar datas de entrega muito longas.
TEMPO DE RESPOSTA SURPREENDENTEMENTE CURTO
Como Cristian e Luciano têm muita experiência e contato prévio, eles simplificaram seu processo colaborativo para atingir o máximo de eficiência. O tempo de resposta para uma cotação ou especificação não passa de dez dias, por exemplo. Além disso, o prazo de entrega das válvulas de pistão padrão é de trinta dias e para as válvulas personalizadas criadas para este projeto, o prazo girou em torno de sessenta dias.
“Cristian e eu temos uma comunicação muito forte e conseguimos
responder às necessidades do cliente rapidamente.
A cooperação, não apenas entre nossas empresas,
mas também no Grupo KLINGER todo é fundamental”
Luciano Bussi, gerente de vendas da KLINGER Brazil
Cristian concorda e acrescenta que “o cliente tem a confiança de que sempre receberá uma resposta rápida da nossa parte”.
REQUISITOS ESPECIAIS PARA UMA PLANTA DE PURIFICAÇÃO E LIQUEFAÇÃO DE CO₂
Para as válvulas de pistão personalizadas necessárias neste projeto, todo o processo de planejamento foi realizado virtualmente.
Cristian e Luciano trabalharam em dois países diferentes, além de outros vários especialistas da KLINGER que avaliaram o projeto de suas respectivas localizações. Além disso, a sede do cliente e o local de trabalho estavam localizados em duas províncias distintas da Argentina.
Outro ponto de destaque foi o curto período de realização do projeto e os vários detalhes técnicos, que exigiam checagens frequentes: tudo isso ocorreu por meio de videoconferências, a fim de manter todos os envolvidos atualizados.
Depois que as válvulas foram selecionadas, pesquisas adicionais foram realizadas para garantir que o material suportasse a pressão e a temperatura exigidas pelo cliente.
Após várias consultas com especialistas da fábrica para revisar as demandas mecânicas e químicas da planta, a equipe pôde confirmar que as válvulas personalizadas atenderiam aos requisitos do projeto.
Todas as válvulas Ø2” e Ø3” são para as tubulações isoladas com espuma de poliuretano e serão instaladas na saída e entrada dos tanques de armazenamento de CO₂ liquefeito.
SOLUÇÕES PERSONALIZADAS DE CONTROLE DE FLUIDOS
Ao final do projeto, o cliente passou da idealização à execução em menos de seis meses. Luciano e Cristian conseguiram entregar uma válvula sob medida, que não apenas atendeu aos requisitos exigidos, mas também foi disponibilizado no prazo prometido. Seus respectivos e impecáveis anos de trabalho em equipe transformaram o complicado processo de desenvolver soluções personalizadas de controle de fluidos em uma operação suave e estável.
Luciano está interessado nas perspectivas promissoras do futuro: “Temos muitos negócios com produtos padronizados, e não há problema quanto a isso, mas quando nossos clientes possuírem um projeto especial, estaremos sempre preparados e abertos a discutir e atender suas necessidades.” Juntos, eles estão ansiosos para o desafio.