Aprimorando a produção de papel e celulose: a solução robusta de gaxeta de compressão GFO da KLINGER para as condições extremas no processo de fabricação de celulose na empresa Cenibra.
Condições extremas são comuns na produção de celulose. A KLINGER Brazil fornece um produto mais robusto e alternativo (GFO) para a gaxeta de compressão da empresa brasileira CENIBRA.
Quando a CENIBRA parou suas instalações em Belo Oriente, interior de Minas Gerais, no final de 2022 para manutenção programada regular, eles estavam prontos para uma mudança.
A capacidade da fábrica de 1.200.000 toneladas por ano consolidou seu status de líder global na produção de celulose. No entanto, a manutenção frequente do equipamento causava atrasos dispendiosos e demorados, uma vez que os digestores e alimentadores utilizados para processar a celulose eram submetidos às severas condições de resistência química, pressão e temperatura:
A necessidade de uma gaxeta robusta
A equipe aproveitou o fechamento temporário da empresa como uma oportunidade e usou sabiamente o tempo longe das operações diárias para testar as melhores alternativas de gaxetas de compressão.
Satisfeitos com os produtos KLINGER Brazil que já utilizavam em diversas localidades, a CENIBRA nos chamou para fornecer uma gaxeta alternativa mais robusta, e, em pouco tempo, eles tiveram uma solução: a gaxeta de compressão GFO.
Essa gaxeta é feita de PTFE expandido e grafite encapsulado que oferece excelente lubrificação e condutividade térmica para dissipar o calor e resistir ao atrito. Isso evita danos às fibras e fornece lubrificação da própria gaxeta de compressão, proporcionando melhor desempenho e um aumento significativo de vida útil do produto.
A Gaxeta de compressão KLINGER é feita de fibra GORE 100% GFO
Como a CENIBRA já tinha trabalhado anteriormente com a KLINGER, e já conheciam em primeira mão a qualidade do nosso catálogo, eles estavam abertos a novas experiências. Vinicius Tomiati, especialista de produtos da KLINGER Brazil, explica:
“Depois de iniciar a produção de gaxetas de compressão GFO na KLINGER Brazil, começamos a desenvolver um trabalho técnico com o cliente para a aplicação dos produtos GORE.”
Essa pesquisa e o feedback em tempo real permitiram com que a equipe criasse um produto ainda mais eficaz, que resistisse às duras condições de operação que os equipamentos da fábrica enfrentavam durante o uso diário.
“As gaxetas de compressão GFO têm funcionado satisfatoriamente. A meta é durar 15 meses em operação.”
Vinicius Tomiati, especialista de produtos da KLINGER Brazil
Até o momento, a operação da CENIBRA está em pleno funcionamento com a nova gaxeta de compressão GFO KLINGER instalado. A equipe está confiante de que o novo material oferecerá uma vida útil maior, que permitirá à fábrica estender sua programação de manutenção e reparo para um prazo mais econômico e previsível.